top of page

Por que as crianças ficam doentes quando entram para a escola?

S

e você é pai, mãe ou cuidador de alguma criança já deve ter percebido que quando ela começa a frequentar a escola, por volta dos 2 anos, é comum adoecer com mais frequência. Quadros de resfriados, sinusite e otite acabam levando esses pequenos aos consultórios médicos. Isso acontece porque ela fica mais exposta a bactérias e vírus. A partir do momento em que a criança vai se adaptando a essa nova rotina esses episódios vão diminuindo. Isso sempre aconteceu.


Porém com a pandemia houve uma alteração. Durante quase dois anos, as crianças ficaram mais isoladas, deixaram de frequentar a escola, logo também deixaram de ter contato com esses microrganismos. Com a diminuição dos casos e a volta à rotina, crianças maiores, 3, 4 anos estão entrando na escola pela primeira vez, logo estão adoecendo da mesma forma que as de 2 anos. Esse fenômeno ficou conhecido como saída da bolha ou síndrome da creche pós-pandemia.


Como proteger as crianças


Todas as medidas do auge da pandemia ainda são válidas, como lavar as mãos e lavagem regular do nariz das crianças que têm infecções recorrentes.É importante também manter uma relação próxima com o pediatra e o otorrinopediatra para que elas recebam a medicação necessária, sem exageros, protegendo assim, a saúde dos pequenos.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page