top of page

Os perigos do fone de ouvido para as crianças


A população mundial nunca esteve tão exposta aos sons externos. A poluição sonora é um problema real e que a sociedade precisa se atentar, estima-se que em 2050, um quarto das pessoas terá algum problema auditivo, sendo que 50% delas estará na faixa de 12 a 35 anos de idade.


O cuidado com a audição deve começar ainda na infância, vídeo games, televisão, tablets, celular fazem parte da rotina das crianças e adolescentes e muitas vezes acompanhados de um acessório que pode trazer prejuízos para a saúde auditiva: o fone de ouvido.


A perda auditiva causada pela exposição a sons altos é irreversível, então é importante se atentar a algumas dicas para usar os fones de ouvidos de forma segura:


- Não usar os fones de ouvido com volume alto. O volume não pode passar de 60% da potência do equipamento.

- Usar no máximo 4 horas por dia, com intervalos regulares durante este período.

- Não usar somente de um lado, porque a tendência é aumentar o volume para compensar o outro lado que não está escutando.

- Optar pelos headphones ao invés dos ear-buds, porque a saída do som do fone fica mais distante da membrana timpânica e algumas ondas sonoras se dissipam, tornando os sons mais suaves.


Fone de ouvido para crianças


Algumas empresas desenvolveram fones de ouvido específicos para crianças. Além de serem coloridos, terem tamanho específicos e alguns acessórios para deixar mais divertidos, eles têm um limitador de áudio, que permite o som chegar a no máximo 85dB, o que não é prejudicial para a audição de crianças. Existem vários no mercado e é importante que os pais e cuidadores optem por essas opções para deixar proteger a saúde auditiva dos pequenos.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page