IMG_6231_edited.jpg

OTITES

Otite média aguda

A otite média aguda é uma inflamação do ouvido ou orelha média, causada por um micro-organismo (vírus ou bactéria).

A otite geralmente causa dor de ouvido e febre. Nas crianças pequenas, devemos prestar atenção na presença de choro ao ingerirem líquidos (sucção de leite materno, mamadeira), nas alterações do hábito alimentar e na irritação. A otite também pode causar zumbido ou sensação de ouvido tapado e, se não adequadamente tratada, alteração da audição.

Nas crianças, a otite costuma ser precedida de um episódio de gripe ou resfriado.

Quando o médico faz o diagnóstico de uma otite aguda causada por bactérias, em geral prescreve um antibiótico e remédios para dor e/ou febre. O uso dos medicamentos nesse tipo de infecção aguda é indicado para eliminar a bactéria e para evitar algumas complicações, como a perfuração do tímpano ou até mesmo a meningite ou a mastoidite.

É fundamental que os antibióticos sejam ministrados nos horários corretos e durante todo o período recomendado pelo médico. Colocar um pano seco e quente no local e analgésicos por via oral ajudam a minimizar a dor de ouvido. O uso de gotas no canal ou conduto auditivo não é indicado para tratar otite média aguda.

Otite externa

A otite externa é muito comum no verão, quando o contato com a água é mais frequente. Por isso, é importante, naquelas crianças predispostas a essa infecção, secar o ouvido após a natação. Isto pode ser feito pelos cuidadores, usando o secador de cabelo manual em temperatura morna, posicionado a uma distância adequada da orelha

Para proteger o ouvido, o canal auditivo tem uma angulação peculiar quando chega próximo à membrana do tímpano, facilitando a retenção da água nos indivíduos que têm o canal mais inclinado.

As crianças alérgicas podem apresentar eczema de pele, com tendência a dermatite, inclusive na pele que reveste o canal da orelha. Nesses casos, a coceira é muito frequente. O uso inadequado de instrumentos pontudos, com ou sem algodão nas extremidades, favorece o aparecimento e a manutenção da otite externa.

Essa inflamação pode ser muito dolorosa e precisa de cuidados especializados. O médico otorrinolaringologista, em geral, prescreve gotas otológicas e analgésicos. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de antibióticos e curativos frequentes.

Otites repetidas

As otites são bem mais frequentes nas crianças devido à imaturidade do sistema imunológico (sistema de células que defendem o nosso corpo) e às características da anatomia da tuba auditiva, o pequeno canal que conecta o ouvido com o nariz.

Algumas crianças que apresentam quatro ou mais episódios de otite em um ano ou três episódios em seis meses necessitam de cuidados muito especiais.

Quanto mais cedo ocorrer a primeira otite, abaixo de seis meses de vida, maior a possibilidade de recorrência.

Crianças que convivem com adultos que fumam e que frequentam as escolinhas muito cheias podem apresentar otite de repetição. Berçários e creches com mais de dez alunos na sala são a maior fonte de contaminação microbiológica para uma criança não “preparada” imunologicamente para combater as infecções, em especial para as menores de dois anos.

As adenoides que não funcionam bem também podem causar ou manter as otites. Quando irmãos apresentam história de otite de repetição, isso pode “sinalizar” tendência familiar a esse tipo de infecção.

Em algumas crianças,após acompanhamento médico adequado e tratamento individualizado, podem precisar de uma pequena cirurgia para tratar as otites repetidas. Neste caso, coloca-se um pequeno dreno, também conhecido como tubo de ventilação ou tubinho, na membrana timpânica. Normalmente, o tubo de ventilação permanece por cerca de seis meses e, em geral, são expelidos naturalmente. A pequena perfuração timpânica deixada pela saída do tubo costuma cicatrizar espontaneamente.

Na maioria das vezes, os tubos de ventilação contribuem para o tratamento das otites, e em alguns casos muito especiais há necessidade de recolocá-los. Essa é a cirurgia de pequeno porte mais realizada na infância, estima-se que pelo menos 1 milhão de pares de tubos de ventilação sejam colocados, anualmente, em crianças nos Estados Unidos.