top of page
INÍCIO
coblator.png

CIRURGIA DAS AMÍGDALAS E ADENÓIDES

A cirurgia com o Coblator® é indicada para crianças com hipertrofia das amígdalas e adenoides que têm sintomas relacionados com a obstrução das vias aéreas tais como: roncos, apneia do sono, respiração bucal que causa alteração no crescimento facial, da oclusão dentária e da estética facial e para crianças com otites e sinusites recorrentes.

 

O uso da tecnologia Coblation®, associada ao monitoramento endoscópico, permite melhor acesso cirúrgico e controle da remoção da adenoide. O equipamento reduz o tempo de cirurgia e o controle endoscópico do procedimento diminui o risco de complicações. O aparelho também permite fazer simultaneamente a retirada e a coagulação (parar o sangramento) dos procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos.

 

 A técnica também contribui para que o paciente perca, durante a cirurgia, uma quantidade de sangue significativamente menor do que é observado nos métodos tradicionais. A temperatura fornecida pelo equipamento fica em torno de 40°C durante a ablação e cauterização do tecido da adenoide e amígdala, favorecendo o melhor controle do sangramento e facilitando a cicatrização dos tecidos. Em procedimentos tradicionais, normalmente, a temperatura chega a 200°C. Como a geração de calor no local da cirurgia é muito menor, o paciente tem um melhor pós-operatório imediato e também nos dias seguintes, devido a um menor processo inflamatório e, consequentemente, menor quantidade de dor.

 

As cirurgias das amigdalas, adenoides, tubos de ventilação, reconstrução do tímpano, cirurgias do ouvido, implante coclear e as cirurgias do nariz são realizadas pelo Dr. Ricardo Godinho e clínicos da OtorrinoPed no Hospital Mater Dei Contorno.

 

Algumas dessas cirurgias poderão ser realizadas pelos convênios que contemplam o Hospital Mater Dei Contorno.

bottom of page