Perda Auditiva Infantil | Diagnóstico e Tratamento Eficaz

|

Uma das principais características da sociedade contemporânea é a supervalorização de todos os meios de comunicação: crianças com boa performance comunicativa serão incluídas com mais facilidade e se destacarão no ambiente social e profissional.

A partir da 20ª semana de gestação, o feto humano já é capaz de diferenciar os sons que lhe são familiares, principalmente a voz da própria mãe. Durante os primeiros dias de vida, a voz materna certamente funciona como o maior elo entre a criança e a mãe e, durante toda a infância, será o estímulo que mais sentimentos evocará.

A PERDA AUDITIVA É UMA URGÊNCIA DO NEURODESENVOLVIMENTO: crianças com problemas da audição, com a oportunidade de detecção precoce, diagnóstico e intervenção oportunas, poderão apresentar adequado desenvolvimento da linguagem e da cognição, comparável a crianças com audição normal. 

O processo de re-habilitação auditiva consiste em adaptação de dispositivos auditivos e terapias fonoaudiológicas para desenvolvimento da função auditiva e da linguagem. 

Crianças com perda auditiva unilateral ou bilateral, de grau leve a profundo, podem ter indicação do uso de um dispositivo auditivo. O Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), a Prótese Auditiva Ancorada no Osso (OSIA ou BAHA) ou Implante Coclear (IC) são possibilidades para crianças nos primeiros anos de vida.

Atendimento Especializado em Saúde Auditiva Infantil

Na Otorrinoped, o diagnóstico e tratamento da perda auditiva infantil são realizados com tecnologia de ponta e acompanhamento multiprofissional. Oferecemos desde o teste da orelhinha até exames avançados, garantindo intervenção precoce e eficaz para o pleno desenvolvimento da fala e da cognição.

Curso Online – Perda Auditiva na Infância (Em breve)

Voltado para médicos, fonoaudiólogos e estudantes, o curso abordará diagnóstico precoce, exames específicos e tecnologias de reabilitação auditiva, como aparelhos, implantes e dispositivos ancorados no osso.

Livro – Saúde Auditiva na Infância (Em breve)

Publicação de referência que reúne evidências científicas e experiências clínicas no manejo da perda auditiva infantil, com foco em diagnóstico precoce e reabilitação.

Cadastre-se para ser avisado sobre o lançamento

Capítulos e Artigos sobre Saúde Auditiva Infantil

Seleção de artigos e capítulos de obras médicas com orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios auditivos em crianças, incluindo crianças com Síndrome de Down e com Fissura Labiopalatina.

Capítulos e Artigos escritos pelo Dr. Ricardo Godinho

  • GODINHO, R.N.; PENA, I. S. O.; ABRAS, A. C. M. A.; SIH, T.. Impacto da perda auditiva na infância: quando e como avaliar In: Tratado de Pediatria – Sociedade Brasileira de Pediatria, ed.5. Santana do Parnaíba: Manole, 2022, v.02, p. 618 – 627.
  • GODINHO, R.N..;ABRANTES, A.C.M.A.; SIH, T. . Perda Auditiva na infância: quando investigar. Perda Auditiva na infância: quando investigar. 1ed.São Paulo: Revista Pronap, 2021, v. 23, p. 57-78.
  • GODINHO, R.N.; SIH, T.; IBIAPINA,C.C.; OLIVEIRA, M.H.M.F.; REZENDE, A.L.F.; TASSARA, R.V.. Cleft lip and palate associated hearing loss in Brazilian children. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology., v.115, p.38 – 40, 2018.
  • HINSON, J.T.; VALERIA, R.F; GODINHO, R.N.. Missense Mutations in the BCS1L Gene as a Cause of the Björnstad Syndrome. New England Journal of Medicine. , v.356, p.35 – 45, 2007.
  • GODINHO, R.N.; KAMIL, S.h.; LUBIANCA, J.N.; KEOGH, I.J.; EAVEY, R.E.. Pediatric Colesteatoma: Canal Wall Window Alternative to Canal Wall Down Mastoidectomy. Otol Neurotol. v.26, p.466 – 471, 2005.
  • GODINHO, R.N.; GONÇALVES, T.M.L.; NUNES, F.B.; BECKER, C.G.; BECKER, H M.G.; GUIMARÃES, R.E.S.; SANFINS, F.; COLOSIMO, E.A.; OLIVEIRA, R.G., LAMOUNIER,L.A. Prevalence and impact of chronic otitis media in school age children in Brazil. First epidemiologic study conceming chronic otitis media in Latin America. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology. , v.61, p.223 – 232, 2001. 
  •  

 Livro – Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças

Guia ilustrado para famílias.

Materiais didático para orientar famílias sobre as funções das amígdalas e adenoide. Sintomas, opções de tratamento e cuidados pós-operatórios. Produzido de forma clara e acessível para apoiar pais e responsáveis no acompanhamento da saúde infantil.

Entre em contato conosco

Aparelho Auditivo na infância

O aparelho de amplificação sonora individual (AASI) ou aparelho auditivo é indicado para crianças com alterações na cóclea que causam perdas auditivas leves ou moderadas e, em alguns casos, para perdas auditivas severas. 

Historias de crianças que usam o aparelho auditivo.

Crianças com Implante Coclear

O Implante Coclear restaura a audição de crianças com perdas auditivas severas ou profundas que geralmente são identificadas ao nascimento. Em alguns casos as perdas auditivas graves podem ocorrer ao longo da infância e são causadas por problemas genéticos, meningite ou traumas.

Historias de paciente atendidos pelo Dr. Ricardo Godinho e sua equipe.

OSIA – Primeira Cirurgia no Mater Dei

O OSIA é uma prótese auditiva que fica debaixo da pele e ancorada no osso temporal e é indicada para crianças que nascem com microtia. A tecnologia do OSIA é inovadora e restaura com muita qualidade a perda auditiva auditiva associada a microtia ou outras malformações da orelha ou do osso temporal.

Vídeo mostrando a primeira cirurgia de implante auditivo OSIA no Hospital Mater Dei, realizada pelo Dr. Ricardo Godinho .

BAHA – Dispositivo Auditivo Ancorado no Osso

O BAHA (Bone Anchored Hearing Aid) funciona como um aparelho auditivo que fica em contato com o osso temporal, com o auxilio de uma soft band (faixa ou tiara), em crianças com alteração da anatomia da orelha. 

Vídeo da Simone, mãe do Coutinho, apresentando o BAHA: dispositivo indicado para a reabilitação auditiva associada a  microtia em crianças.

 

Centro Pediátrico de Alterações Craniofaciais da Rede Mater Dei

Um espaço que une excelência e acolhimento para oferecer cuidado especializado e renovar a esperança de  famílias especiais. Em funcionamento no Hospital Mater Dei Contorno, Belo Horizonte, o serviço é referência nacional, ao reunir em um único espaço diagnóstico, acompanhamento clínico, procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade e reabilitação. O centro reúne especialistas em otorrinopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, neurocirurgia e anestesiologia pediátrica.

Compartilhe o conteúdo:

Conteúdos relacionados

Fale com a gente

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.